sexta-feira, janeiro 04, 2008

Pense bem onde investir seu dinheiro

Eu recentemente comecei a investir no mercado de ações. Como não gosto de perder dinheiro, antes de, efetivamente, botar meu dinheiro no fogo, fiz minha lição de casa: comprei livros e pesquisei sites e blogs sobre o assunto.

Sou leigo no que se refere ao mercado financeiro. Assim, comprei os livros que apareciam nos blogs que tratam de finanças (por sinal, todos excelentes).

Quando compro um livro sobre um assunto que desconheço e a obra se propõe a ensinar o básico, espero que o autor segure na mão do leitor, ou seja, que ele explique as coisas do modo mais fácil do mundo, entrando nos mínimos detalhes, por mais idiotas ou diretos que possam parecer.

- Por quê?

Quando nós conhecemos um assunto algumas coisas podem parecer óbvias, mas para um leigo não. Além disso, espero que o material tenha uma qualidade mínima que me permita ver claramente onde o autor quer chegar (especialmente quando se trata de gráficos ou códigos).

É responsabilidade do autor chamar a atenção do leitor para todos os detalhes que ele poderia deixar passar despercebidos.

Resolvi falar sobre um livro em especial neste meu post por considerar que ele não cumpre o seu papel.

O livro Aprenda a Investir com Sucesso em Ações, dos autores Gil Ari Deschatre e Arnaldo Majer. Editora Ciência Moderna.

Fiquei extremamente decepcionado com este livro. Abaixo seguem os motivos:
  • a qualidade é ruim. Os gráficos apresentados têm péssima qualidade.

  • o livro é abrangente ao falar da análise técnica, demonstrando vários métodos que podem ser utilizados nas análises. Entretanto, no meu entender, de modo muito superficial.

  • o autor passa uma boa parte do livro repetindo a importância de se utilizar programas de computador para facilitar as análise.
    Certo. Todos sabemos disso. Não é necessário ficar falando sobre isso o tempo inteiro. O espaço gasto com essa repetição exagerada poderia ter sido melhor empregado com um maior aprofundamento nos assuntos apresentados.
Não duvido da capacitação técnica dos autores, mas a didática deles é péssima.

Ao invés de comprar este livro, recomendo que tu estudes o material dos links abaixo:


Além disso, é fundamental que tu leias, diariamente, os blogs de finanças. Abaixo estão alguns que eu acompanho:

    Estes blogs, além da elevada qualidade, apresentam muita didática nos seus artigos.

    3 comentários:

    Anônimo disse...

    Oi, Marcio...

    obrigado por indicar o meu blog. Espero que tenha sucesso em seus investimentos...

    Abraços do Alessandro.

    Unknown disse...

    Obrigado Márcio por nos recomendar na sua lista de sites.

    Aqui no comocomprarmeias, nós buscamos além de ensinar comentar sobre nossas experiências no mercado de ações, e atualmente, muito focado no de derivativos.

    Apesar de mal compreendido e considerado o ermo da morte para os especuladores, no mercado de derivativos já conseguimos obter rentabilidades superiores a 100% em prazos relativamente curtos, bem como jah conseguimos perder 100% do capital colocado em uma operação.

    Atualmente navegamos com mais serenidade e método, colhendo resultados bons e constantes.

    Eu estou redigindo regularmente a sessão Trading for a living onde comento como tá sendo viver somente das minhas operações no mercado.

    Nós do meias estamos naquela tênue linha que separa o investimento da especulação. Dizem ser a mesma entre sanidade e loucura :)

    Novamente, sucesso para você como blogger e investidor.

    Marcio Andrey Oliveira disse...

    Alessandro e Adilson, obrigado pela visita.

    Vocês não tem nada a agradecer. Eu sim, pela qualidade do material que vocês publicam, que têm me ensinado muito a respeito de como investir bem.