quinta-feira, dezembro 27, 2007

Rails ou Django? E agora?

Estou desenvolvendo um site e agora estou na fase de modelagem do sistema.

Logo começarei a programar. Mas estou com uma dúvida: Django/Python ou Rails/Ruby?

Já li dezenas de posts comparando os dois frameworks e cada um tenta mostrar que o seu é o melhor.

Dependendo de quem escreve temos um resultado. Se é um fã do Rails, no fim da comparação, Rails se sai melhor. De modo semelhante, a comparação feita por um fã do Django sempre termina recomendando seu uso em detrimento do outro framework.

Acredito que as comparações são feitas da melhor maneira possível, sem a intenção de prejudicar a outra linguagem / framework analisado.

O que acontece é que quem analisa não conhece tão profundamente as outras linguagens / frameworks quanto conhece o seu. Daí, uma hora o Rails se sai melhor e na outra é o Python o vitorioso.

Seria interessante que alguém especificasse um projeto de médio ou grande porte e que os melhores de cada linguagem / framework fizesse a sua implementação. Aí sim, poderiamos ter uma comparação mais justa.

Gosto das duas linguagens (Python e Ruby), a documentação disponível para ambas é farta e muito boa, as comunidades são muito atenciosas e procuram de fato ajudar quem está iniciando ou tropeçando em algum problema.

Estou pensando até em desenvolver o meu projeto com os dois frameworks e ir comparando, de acordo com o progresso do trabalho, com qual dos dois está sendo mais legal trabalhar. Aí, a partir de um certo ponto, eu prosseguiria só com um.

O chato é que isso vai tomar um tempo muito grande.

É um mar de dúvidas. A única certeza: Quero que seja um destes dois frameworks. Alguém teria como me ajudar a decidir?

4 comentários:

Daniel disse...

Caro Marcio, desenvolvo em ambos os frameworks e já desenvolvia nas linguagens antes, e estou tentando fazer um comparativo um pouco justo e impessoal, incluindo também o symfony para PHP. Entretanto, o que te adianto é que hoje o que pega forte no rails é a performance... é difícil encontrar alguém que hospede por um preço aceitável e te ofereça performance suficiente para rodar sua aplicação e que seja escalável. Em breve disponibilizo mais informações na central de tecnologias (http://www.centraldetecnologias.com).

Marcio Andrey Oliveira disse...

Daniel, Obrigado pela visita.

Já assinei os feeds do teu site. Aguardo ansioso para ver o resultado dos teus testes.

Job Diogenes disse...

Olhe,

Já passei por esta duvida, e acabei escolhendo o Django, pois a longo prazo,
se sai melhor.
O qu emais pega, é que no rails há um numero maior de níveis de encapsulamento.
Dificultando a iniciados encontrar erros.
O models.py, facilita mais pois ao final descreve num mesmo lugar mais detalhes do seu DB.
E você pode até migrar para o google apps, com alguns ajustes.

Acho o ruby é uma linguagem muito interessante, muito boa mesmo, e RoR muito bom, mas cai um pouco na questão de performance e dificuldade pra entende-lo por novatos a dar manutenção.

Optei pelo Django, devido a clareza e facilidades para manutenção, pois é mais facil para alguem sem experiencia pegar seu sistema e entender do que o RoR.

Espero que tenha lhe ajudado.

Marcio Andrey Oliveira disse...

Tudo bem Job Diogenes?

Eu cheguei na mesma conclusão que tu. E, mesmo achando o Rails / RoR muito legal, a dobradinha Python / Django ficou com a preferência.

Obrigado pela visita.