quinta-feira, janeiro 24, 2008

Livros que eu já li

Aqui estão alguns dos livros que eu já li (técnicos ou não).



2 comentários:

Anderson disse...

Tenho uma dúvida a respeito sobre o ruído branco.Falam que é uma anologia do espectro de frequencia das cores e que contém todos as frequencias do espectro isso que dizer que está incluido as faixas de frequencias como exemplo raio X, raio gama, MIcoondas, uv, no ruído branco ?

Marcio Andrey Oliveira disse...

Anderson, obrigado pela visita.

Conforme tu podes ler em http://marcioandreyoliveira.blogspot.com/2007/08/sinais-e-rudos-conceitos-bsicos.html, temos que:
Ruído branco é o sinal que possui componentes de todas as freqüências do espectro e que possui a mesma quantidade de energia para toda a faixa de frequências.
O nome branco dado ao ruído deve-se a uma analogia com o espectro de cores. A luz branca, percebida pelo olho, na realidade, é a soma de todas as componentes (freqüências) de cor.

Ou seja, as faixas de freqüência dos raios X, gama, microondas, etc, encontram-se no ruído branco.

Mas note que a definição diz que todas as componentes possuem a mesma quantidade de energia. Isso significa que a energia de um sinal de ruído branco (que não é infinita) seria dividida igualmente por um número gigantesco de componentes de freqüencias diferentes, o que daria uma porção ínfima de energia para cada uma.

Na prática, o que ocorre é o ruído rosa (a definição está no mesmo link acima). Ocorre um decaimento de potência das componentes conforme aumenta-se a freqüência.

Deste modo, quanto mais alta a freqüência, menor a potência da componente, sendo que as mais altas , na prática, deixam de existir (potência nula)