domingo, outubro 18, 2009

Apimentando seus projetos

Sou um hobbista das antigas. Eu me divirto muito montando meus projetos e por isso nunca fui um grande fã das simulações de circuitos. Montar pra valer é muito mais divertido do que apenas simular.

Infelizmente, como já escrevi anteriormente aqui, a Eletrônica é muito mais cara que a programação. Para ter um bom laboratório tu precisas, pelo menos, de um bom osciloscópio, de duas fontes de tensão estabilizada de 0-30 VDC com limitação de corrente e capacidade de fornecer de 0 a 3A, de um gerador de sinais, um multímetro e de um monte de ferramentas e componentes.

O problema é que isso custa dinheiro. Mais do que estou disposto a gastar no momento. Então, para economizar algum dinheiro e ao mesmo tempo manter o estudo e o desenvolvimento dos meus circuitos, eu decidi usar o SPICE.

O SPICE, meu amigo, é uma ferramenta de simulação de circuitos que é muito útil durante o ciclo de desenvolvimento. O uso do SPICE vai me permitir corrigir meus projetos antes mesmo que eu tenha que usar um único resistor. Assim eu vou poder testar várias configurações e escolher a melhor ao mesmo tempo em que mantenho os custos baixos.

Há muitos programas que são capazes de simular os modelos do SPICE. Eu escolhi o LTSpice da Linear Technologies por várias razões: ele é confiável, há muitos usuários do LTSpice que podem me ajudar a resolver meus problemas, ele inclui uma ampla variedade de projetos pré-prontos que faz com que seja mais fácil aprender a usá-lo, há vários tutoriais sobre ele na internet, ele é rápido e de graça. E ainda tem mais. Apesar de ter sido escrito para Windows, ele roda perfeita mente bem no Linux (graças ao WINE). E isso é essencial para mim.

Eu vou escrever tudo que eu aprender durante o meu estudo sobre a simulação com o SPICE.

Nota: Infelizmente não encontrei nenhum livro em português sobre SPICE. Assim, se quiseres conhecer um pouco mais a fundo esse assunto, terás que adquirir livros em inglês. Podes comprá-los aqui no Brasil ou no exterior.

Nenhum comentário: