segunda-feira, abril 06, 2009

Organize os seus modelos no Simulink

No post Como gerar Diagramas de Bode sem fazer contas no MATLAB eu mostrei uma das inúmeras facilidades que esta ferramenta nos fornece. Neste, vou mostrar como podes tornar teu modelo mais organizado com o uso de blocos.

Não fui claro? Então deixe-me explicar melhor.

Durante o desenvolvimento dos nossos modelos no Simulink, junto com o progresso da modelagem ocorre o progresso na bagunça.

Por exemplo, a figura 1 ilustra um modelo de tanque com medidor de volume desperdiçado (líquido que vazou).

Figura 1 - Diagrama com múltiplos blocos

Este diagrama, apesar de pequeno, mostra vários blocos (8, para ser mais exato). Como poderíamos tornar este modelo mais legível?

Simples. Vamos agrupar os blocos que correspondem a uma única função em uma única caixa.

No exemplo acima, os blocos Integrador, somador, Volume Total do Tanque e o bloco limitador formam, na realidade, um totalizador de vazão. Então, nada mais natural que representá-los como um único equipamento.

Para fazer isso, deves proceder assim:

1 - selecione os blocos que queres transformar um uma única caixa
2 - clique com o botão direito do mouse sobre qualquer um dos componentes selecionados. Abrirá um popup com várias ações.
3 - Selecione a opção Create Subsystem (ver figura 2).

Figura 2 - Selecionando objetos para gerar o bloco equivalente.

No lugar de todos aqueles blocos selecionados aparecerá um único, conforme mostrado na figura 3.

Figura 3 - Bloco equivalente após a criação do subsistema.

Na figura 3 podemos ver que a entrada e a saída do bloco chamam-se, respectivamente, In1 e Out1 (se houvesse mais de uma entrada e/ou saída, teríamos In2, In3,... e Out2, Out3, ...).

Ok. Para tornar mais intuitivo o que este bloco equivalente representa, vamos fazer mais algumas modificações no modelo:

1 - renomearemos o bloco de Subsystem para algo que represente melhor o que ele faz. Para isso, clique sobre o texto Subsystem e o substitua por Totalizador de Vazão.

2 - In1 e Out1 não dizem muita coisa. Vamos renomeá-los para algo que tenha algum significado para nós. Dê um duplo clique sobre o bloco que acabamos de criar. Abrirá uma janela mostrando seu interior, ou seja, os blocos que o constituem. A figura 4 ilustra o que acabei de dizer.

Figura 4 - Vista explodida do bloco Totalizador de Vazão.

Agora é só clicar sobre os textos In1 e Out1 e substituí-los por outro texto do teu interesse. Eu vou renomear In1 para Qe (vazão de entrada) e Out1 para Volume_Vazamento. A figura 5 mostra o resultado final.

Figura 5 - Modelo simplificado

Para um projeto pequeno como o demostrado neste artigo, o trabalho parece não valer a pena. mas acredite, conforme tu fores melhorando teu modelo, mais e mais blocos surgirão. Aí sim verás a necessidade e a utilidade desta técnica.

O melhor de tudo é que podes continuar com este processo indefinidamente, fazendo com que os blocos gerados sejam agrupados em outros blocos, reduzindo ainda mais o circuito.

Do mesmo modo que no post Como gerar Diagramas de Bode sem fazer contas no MATLAB, recomendo que leias pelo menos um dos livros abaixo:

Nenhum comentário: