quinta-feira, janeiro 28, 2010

Pacote para Ubuntu

Ontem eu fiz algo que já deveria ter feito a muito tempo: criei um pacote para o Ubuntu.

Em teoria qualquer um só deveria ter que baixar os fontes e executar os comandos mágicos (./configure, make e make install).

Na prática, para quem quer apenas usar o programa, isso é muito chato e trabalhoso, porque o usuário terá que instalar cada uma das bibliotecas de desenvolvimento (por exemplo, libgtk+2.0-dev) e suas respectivas dependências.

A algum tempo um usuário (que agora acho que posso chamar de amigo) estava tentando compilar o GMouseTool e estava encontrando vários problemas (quase todos por minha culpa).

Conforme ele ia me informando dos erros, eu ia fazendo as correções e ele tentava de novo. Pensei um pouco e achei um absurdo ele estar perdendo seu tempo quando a única coisa que ele queria era usar o programa.

Daí deixei minha preguiça de lado e gerei um pacote para o Ubuntu 9.10, versão de 32 bits para que ele não precisasse mais se preocupar com a compilação.

Assim, quero agradecer ao John Desanta por não ter desistido e por ter me ajudado a resolver vários problemas no GMouseTool.

Ah, e devo disponibilizar um pacote para o Ubuntu 9.10 de 64 bits até este domingo.

Nenhum comentário: