terça-feira, abril 14, 2009

Usando Mutt com GMail

O Gmail é o melhor serviço de e-mail e o Firefox é o melhor browser. Mas, se tu mantiveres a página do Gmail aberta por um longo período, o Firefox consumirá muita memória do teu computador.

Se tu tens uma máquina antiga como a minha, tu sabes que cada byte é importante. Assim, eu decidi voltar a usar meu antigo cliente de e-mail: mutt (http://www.mutt.org/).

Aqui eu mostro os passos que tu precisas fazer para que o mutt possa acessar o Gmail usando o protocolo IMAP.

Eu estou usando o Ubuntu 7.04 com o mutt 1.5.13, mas o que for dito aqui deve funcionar com qualquer distribuição.

Tu deves substituir meu_email@gmail.com e minha_senha com o teu e-mail e senha do GMail.

  1. Primeiro tu tens que habilitar o acesso via IMAP para a tua conta do Gmail. Para habilitar o IMAP faça assim:
    1.1. Logue na tua conta do Gmail.
    1.2. Clique em Configurações no topo da página do Gmail.
    1.3. Clique Encaminhamento POP/IMAP.
    1.4. Selecione Ativar IMAP.

  2. Instale o mutt, o msmtp and o ssl. Não vou mostrar como fazer isso porque este passo é diferente para cada distribuição.

  3. Crie o arquivo de configuração do msmtp (~/.msmtprc) como mostrado abaixo:

    account default
    host smtp.gmail.com
    port 587
    from meu_email@gmail.com
    tls on
    tls_starttls on
    auth on
    user meu_email@gmail.com
    password minha_senha
    logfile ~/.msmtp.log

  4. Create mutt configuration file (~/.muttrc) as shown:

    set imap_user = "meu_email@gmail.com"
    set imap_pass = "minha_senha"

    set from = "meu_email@gmail.com"
    set realname = "Teu Nome verdadeiro"

    set folder = "imaps://imap.gmail.com:993"
    set spoolfile = imaps://imap.gmail.com:993/INBOX
    set record=""
    set postponed="imaps://imap.gmail.com/[Gmail]/Drafts"

    set header_cache="~/.mutt/cache/headers"
    set message_cachedir="~/.mutt/cache/bodies"
    set certificate_file=~/.mutt/certificates
    set move = no
    set imap_check_subscribed="yes"
    set imap_list_subscribed="yes"
    set mbox="imaps://imap.gmail.com/[Gmail]/All Mail"
    # esta linha instrui o mutt a fazer o refresh da minha caixa de entrada a cada 60 segundos
    set mail_check=60
    #Estou usando o character ^ para dizer para o mutt atualizar imediatamente a lista de e-mails.
    bind index "^" imap-fetch-mail

Isso é tudo.

Nenhum comentário: