sábado, novembro 24, 2007

Assistindo às Vídeo-Aulas da DevMedia no Linux

A DevMedia apresenta uma série de vídeos para os leitores das suas publicações Java Magazine, WebMobile, SQL Magazine, Clube Delphi e .Net Magazine.

Os vídeos, em sua grande maioria, são muito bons. É um excelente material que complementa o que é publicado nas revistas.

Na primeira vez que baixei um dos inúmeros vídeos do site, tive uma amarga surpresa: a necessidade de instalar o CODEC tscc da TechSmith. Este CODEC é proprietário e só está disponível para a plataforma Windows.

- "Que droga! Sou usuário de Linux. Esse pessoal acha que todos os seus leitores usam Windows? Que falta de respeito!" - foi a primeira coisa em que pensei.

Procurei no site da DevMedia um CODEC para Linux. Não há. Li o FAQ das vídeo-aulas e lá falava para que fosse feita a instalação do CODEC ffdshow em caso de problemas com o tscc (tudo isso para o Windows).

Fui no link e para minha grata supresa descobri que o ffdshow utiliza a biblioteca libavcodec do projeto FFMpeg. O FFMpeg faz parte do projeto de descompressão e pós-processamento de vídeo do mplayer, que roda no Linux.

Fiz uma busca no Google e descobri que o FFMpeg realmente funciona no Linux. Instalei-o e consegui assistir às vídeo-aulas da DevMedia sem problemas.

No Ubuntu, podes digitar na linha de comando:

sudo apt-get install ffmpeg

e o problema está resolvido.

Serão instalados, além das bibliotecas, três programas: ffmpeg, ffplay e ffserver.

Para assistir aos vídeos, há duas maneiras.
  • execute, na linha de comando, a instrução abaixo toda vez que quiser assistir a um vídeo com o code tscc:
ffplay nome_do_arquivo.avi
  • Pode-se fazer uma associação do tipo do arquivo (.avi) com o player ffplay. Assim, um clique duplo no arquivo irá fazer com que ele seja executado automaticamente. A seguir vou mostrar como fazer esta associação no Gnome. Para outros ambientes (KDE, por exemplo, o processo é similar).
  1. Clique com o botão direito sobre um arquivo .avi. e clique em Propriedades, conforme a figura 1.

Figura 1 - Visualizando as propriedades do arquivo

Clique na aba Abrir Com da janela de propriedades. Veja a figura 2.

Figura 2 - Aba Abrir Com onde dizemos qual programa ira abrir o arquivo

Se o ffplay não constar na lista, clique no botão adicionar e na caixa de edição de aplicação personalizada digite ffplay e clique no botão adicionar. Veja a figura 3.

Figura 3 - Selecionando ffplay como uma opção de aplicação

Selecione o aplicativo ffplay e clique no botão Fechar. Veja a figura 4.

Figura 4 - ffplay escolhido como aplicativo padrão para os arquivos .avi

A partir deste momento, todos os arquivos .avi serão exibidos com o ffplay, bastando que você dê um clique duplo sobre o nome do arquivo.

A figura 5 mostra um dos cursos da DevMedia executando no meu Linux.

Figura 5 - Vídeo-aula da DevMedia executando no Linux

Agora você pode assistir às vídeo-aulas da DevMedia sem problemas. Bons estudos a todos.

quinta-feira, novembro 01, 2007

Saiba quanto gastou e quanto ganhou com as suas ações

Uma das coisas mais chatas que existe neste mundo de ações é conseguir determinar quanto se gastou e ganhou ou perdeu com a compra das ações.

Você já parou para pensar que se for comprar, por exemplo, R$ 1.000,00 em ações, o valor que será descontado da sua conta será maior que R$ 1.000,00? E você sabe o quanto a mais será cobrado?

E quando você vende suas ações, você sabe se conseguiu pagar os seus custos? E o imposto de renda, então? Tenho que pagar alguma coisa para o Leão? Ou não?

Para complicar ainda mais, as taxas de corretagem cobradas e os emolumentos são variáveis, ou seja, dependem dos valores envolvidos na compra e venda das ações e se a operação é de day trade e da corretora que se utiliza.

Ufa... cansei só de escrever sobre isso.

Eu não gosto de fazer contas e muito menos de perder dinheiro. Assim, modifiquei a planilha CustoEmAcoes.xls do post Qual corretora cobra a menor taxa? e acrescentei uma nova planilha de cálculo.

Esta planilha faz basicamente o seguinte:

Você informa a quantidade de ações compradas, o valor de compra e de venda da mesma e se a operação é de day trade (os campos em verde).

Ela irá te informar o seguinte:
  • quanto dinheiro sairá da sua conta para poder efetuar a compra de x reais em ações.
  • quanto será de corretagem e emolumentos.
  • se e quanto será pago de imposto de renda para o governo.
  • qual o valor de importo de renda deve ser informado na DARF.
  • qual será o lucro líquido, ou seja, o seu ganho verdadeiro após todos os descontos cabíveis.

Inicialmente a planilha exibe os valores para os bancos Bradesco, Real (operando sem e com o uso do home broker) e Itaú.

Tentei deixá-la o mais correta possível, mas eu não garanto a exatidão da mesma. Se você encontrar algum problema, por favor me avise que eu farei a correção.

A planilha pode ser obtida aqui.