segunda-feira, outubro 10, 2005

Tutorial de WAP - Parte II foi publicada

Foi lançada a edição de número 20 da revista Active Delphi com a segunda parte do meu artigo sobre Programação WAP.

Espero que os leitores gostem. Recebi alguns emails elogiando o conteúdo da edição anterior.

Nesta edição, devido termos alguns códigos de páginas eu resolvi permitir aos leitores me enviarem 3 páginas cada um, com até 1KB, para que eu as hospede na minha página. Assim, eles vão poder testar com um celular de verdade e verificar o resultado dos seus estudos.

Acho que vai ser legal.

Para aprender a programar páginas WAP, leia estes livros.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Usando wxWidgets com OpenGL


wxWidgets pode ser usado com a linguagem OpenGL para programação de gráficos 3D da Silicon Graphics. Esta é uma linguagem de baixo nível (se comparada com a VRML, por exemplo), mas tem alta performance e é portável. wxCanvas é um wrapper disponível nas plataformas Unix e Windows. Ele (wxCanvas) permite que você use OpenGL nas plataformas SGI e Windows ou Mesa (um clone livre do OpenGL) na maioria dos sistemas Unix, incluindo o Linux.

A imagem à esquerda mostra o exemplo isosurf de Wolfram Glogers executando sob o OpenGL no Windows. Você pode mover a imagem com o mouse e em um PC com MMX ele é muito rápido.

Do que você precisa

OpenGL e Mesa:
  • Em sistemas Unix sem o OpenGL instalado você irá precisar do Mesa, o qual emula o OpenGL.
  • Nos sistemas Windows 95 ou NT, instale o OpenGL para Windows da Silicon Graphics. Mais informações sobre este pacote está disponível online no web site do OpenGL.
    • Nota 1: esta biblioteca precisa do Microsoft Visual C++ ou do Borland C++.
    • Nota 2: se você tem o VC++ pode ser que você já tenha os headers e as bibliotecas instaladas, assim, baixar o OpenGL pode ser desnecessário. Tanto uma versão quanto a outra irá funcionar.
Classes de interface para OpenGL/Mesa e wxWidgets
wxWidgets 1.xx:
  • Para o OpenGL ou Mesa no Unix, você precisa do pacote wxGLX de Wolfram Gloger, o qual atua como uma ponte entre o OpenGL/Mesa e o wxWidgets.

  • Para o OpenGL no Windows 95, você precisa do pacote wxGLCanvas do Julian Smart, o qual atua como uma ponte entre o OpenGL e o wxWidgets.

  • Também existe o wxMesa, o qual serve de interface entre o Mesa e o wxWidgets apenas no Windows. Entretanto, esta classe foi substituída pela combinação do OpenGL para o Windows e wxGLCanvas.
wxWidgets 2:
  • wxGLCanvas agora esta integrada no wxWidgets 2, desde a versão 2.1.14. Esta contém classes para wxGTK, wxMSW e wxMotif. Veja no manual a referência ao wxGLCanvas para saber como habilitar esta classe.
Veja também a classe wxOlWrapper, um wrapper para incorporar o widget OpenInventor SoXt no wxWidgets 1.

Links da WEB relacionados
Quer saber mais? Leia o livro do Julian Smart, principal desenvolvedor do wxWidgets.

Nota
Este artigo foi traduzido. A versão original encontra-se aqui:
http://www.wxwidgets.org/opengl.htm